Uma luxuosa e tecnicista Cerimônia abre os Jogos Olímpicos de Pequim

Com uma cerimônia luxuosa e apoiada na mais alta tecnologia da comunicação, apresentando gloriosos temas do passado e o sua poderosa modernidade, a China abriu na sexta-feira os Jogos Olímpicos de Pequim de 2008.
O ato de abertura teve pirotecnia, música, dança, performances contando a história da China, mais de 14 mil dançarinos e artistas e mais de 30 mil fogos de artifício.

A abertura dos Jogos Olímpicos foi declarada pelo presidente da China, Hu Jintao e a cerimônia foi assistida, no Estádio Olímpico Nacional - conhecido como Ninho de Pássaro, por mais de 90 mil pessoas, entre elas muitos chefes de estado.

A pira olímpica foi acesa pelo herói olímpico chinês Li Ning, vencedor de três medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984, que "voou" sobre o estádio.

Seguindo a superstição chinesa - que considera o oito um número de sorte - a cerimônia começou às 8h08 da noite, do dia oito do mês oito de 2008.
O espetáculo lembrou cinco mil anos de história do país, com menções à Muralha da China, à viagem espacial e à construção do Estádio Ninho de Pássaro. Alguns números homenagearam as artes e a ciência do povo chinês. Não houve referência, porém, ao período de Mao Tse-Tung.

"Por muito tempo, a China sonhou em abrir suas portas e convidar os atletas do mundo para Pequim, para os Jogos Olímpicos", disse na cerimônia o diretor do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge. "Hoje este sonho se torna realidade. Parabéns, Pequim."
A novidade do desfile das delegações neste ano foi a ordem dos países. Em vez de desfilarem em ordem alfabética, as equipes entraram no Estádio de acordo com a quantidade de traços na letra da inicial de cada país no alfabeto chinês. Entre as estrelas que desfilaram pelas suas delegações estavam os tenistas Rafael Nadal, da Espanha, e Roger Federer, que carregou a bandeira da Suíça.
A bandeira do Brasil foi carregada pelo iatista Robert Scheidt, as competições esportivas em Pequim 2008 começam no sábado, com exceção da disputa no futebol, que começou na quarta-feira.O encerramento dos Jogos será no dia 24 de agosto. A canção tema foi apresentada pelo cantor chinês Liu Huan ( mais famoso cantor po pular da China) e intérprete lírica britânica Sarah Brightman (famosa por sua voz) .
Nossa fonte: BBC Brasil - Plantão Publicada em 08/08/2008 às 14h47m