Desenho Industrial


Histórico

Embora a atividade industrial seja relativamente recente, podemos presenciar o “dedo” do desenhista industrial desde os primórdios da humanidade, quando o homem começou a usar sua imaginação para produzir utensílios que lhe seriam úteis tanto para matar e caçar (armas) quanto para armazenar alimentos e outros objetos (potes de cerâmica).
Essa atividade, curiosamente, se manifestou quase simultaneamente em vários lugares do mundo: desde o arco produzido pelo nativo sul-americano para caça de pequenos e médios animais à engenhosa helepolis, a temível torre de cerco grega, orgulho da engenharia militar da época, pesando quase 150 toneladas e com mais de 40 metros de altura.
No entanto, foi a partir da Primeira Revolução Industrial que esta carreira começou a se definir e se tornar mais semelhante ao que conhecemos hoje em dia. Porém foi só quando o homem passou a ser substituído pela maquina e o custo começou a ser repensado e contraposto com o beneficio, que a atividade deste profissional começou a ser indispensável, colocando-o numa posição de favorecimento na sociedade moderna e contemporânea.

Objetivos do Curso


De fato, a atividade do desenhista industrial é uma carreira criativa e, como tal, exige que o profissional possua uma mente aberta a novos usos para velhos conhecidos (“dar novas utilidades para velhos utensílios”).
O desenhista industrial está direta ou indiretamente ligado a todos os níveis da economia:
com relação ao fabricante, o desenhista industrial deve conferir ao produto características de tecnologia e de economia, que ofereçam um bom,ou pelo menos razoável custo beneficio; com relação ao comerciante, o desenhista deve oferecer um produto que ofereça aceitação por parte do publico a que é destinado, redução de custos e conseqüente lucro (retorno financeiro);
e finalmente, com relação ao usuário, deve oferecer um produto que proporcione conforto (incluindo as de estética e ergonomia) e de utilidade (cumprimento de funções).

Mercado de Trabalho


O desenhista pode atuar em empresas de design, indústrias de móveis, eletrodomésticos, veículos, cerâmica, tecelagem etc.


Daniel Brai
Leonardo Gonçalves
Bruna Marjorie