Mecatrônica


A mecatrônica é a junção da engenharia mecânica com eletrônica com um controle inteligente por computador, ou seja, é uma maquina que tem tanto partes mecânicas como partes elétricas e sensores que captam informações e as repassam para as partes mecânicas capazes de nos fornecer produtos, sistemas e processos melhorados.
Podemos considerar como um exemplo de sistema mecatrônico uma lavadora de roupas com porta-sabão automático. Esse porta-sabão sabe quanto de sabão colocar em cada ciclo, pois ele pesa a quantidade de roupas que tem no cesto. Quer dizer que ela sabe quanto sabão colocar por que existe um sensor abaixo do cesto da maquina que pesa a quantidade de roupas. Depois de pesar a roupa um “computador” processa essa informação e nota quanto de roupa esta dentro da maquina, então ele manda um comando para o atuador que despeja a quantidade de sabão necessária para a lavagem correta.
Atualmente, mecatrônica é um dos mais concorridos cursos nas universidades públicas e seus profissionais são cada vez mais requisitados pelo mercado.
O profissional graduado em Mecatrônica poderá atuar em:
Empresas geradoras e distribuidoras de energia elétrica ou do ramo metalmecânico;
Indústria em geral, em linhas de produção, instalação e manutenção de sistemas automatizados, etc.


Thiago Arcas
Rita Sibele