Direito


Quem escolhe como carreira o Direito, encontra pela frente muitas opções de atuação. Após o curso o profissional pode escolher a que mais se identifica com seu perfil. Além disso, a escolha feita ao final do curso não precisa ser definitiva, assim podendo mudar de opção, desde que reúna os requisitos exigidos.

Se a pessoa optar pela advocacia, por exemplo, pode, após ser aproveitada em curso público,assumir a função de juiz, promotor, defensor público, ou procurador.

No que se refere à advocacia, há duas áreas principais para atuação do advogado: a contenciosa, que envolve a prática forense para resolver conflitos, e a preventiva, que inclui a análise ou avaliação de situações e a posterior orientação de clientes. Assim começa a ser consultados por pessoas e empresas antes que as decisões sejam tomadas.

Para se colocar nesse mercado de trabalho, é importante que o advogado integre associações de classe, redija artigos para publicações especializadas e se faça presente em debates e palestras de seu interesse.

O formado em Direito pode atuar também como defensor público, delegado de polícia federal ou estadual, magistrado, na justiça comum ou justiça Federal, procurador do Estado ou da República, promotor de justiça e professor universitário, atividade que exige mestrado e doutorado, além de poder seguir carreira como diploma e fiscal.

Elaine Cristina
Daniele Maciel