Biotecnologia


A biotecnologia faz parte de uma das revoluções cientificas do século XX e é uma área que pode gerar cada vez mais profissional e empregos. Com a aprovação da nova lei de Biossegurança pelo senado, a Biotecnologia esta autorizada a fazer o plantio e a comercialização de produtos transgênicos, e a fazer pesquisas com células-tronco.
O mercado de trabalho abrange quatro setores: pesquisas no campo, áreas de saúde e meio ambiente e questões jurídicas e éticas.
O profissional deve entender de Biologia, Química, Física, Estatística e Informática, e principalmente estar atento as novidades cientificas.

O profissional

O biotecnólogo ou o engenheiro em biotecnologia e bioprocessos pode trabalhar nos setores agrícola e industrial e nas áreas de saúde e meio ambiente. Em saúde, ele atua no desenvolvimento de formas de diagnóstico, na produção de vacinas, remédios e hormônios de crescimento e no tratamento e prevenção de doenças.
No setor agrícola, é possível desenvolver plantas geneticamente modificadas resistentes a pragas e a condições climáticas adversas.
Como usa processos biológicos em vez de químicos, a biotecnologia também é empregada na área ambiental para recuperar solos desgastados e contaminados e tratar resíduos industriais.
Quem opta pela área industrial pode trabalhar com a criação de fontes alternativas de biocombustíveis, mercado considerado muito promissor tendo em vista o alto preço do petróleo e a exaustão das reservas mundiais.
O salário inicial, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Biotecnologia (Abrabi), pode variar de R$ 2.500 a R$ 4.000.

Mariana Suellen
Luiz Farias