Onde poderá atuar
Prestando serviços de manutenção em empresas de transporte aéreo e atividades correlatas.
Que tipo de atividades irá desempenhar
Esses profissionais trabalham em hangares e pistas de pouso. Fazem recondicionamentos e reparos em sistemas hidráulicos, pneumáticos, de combustão, de controle ambiental e de vôo. Na realidade, são os responsáveis pela manutenção preventiva e corretiva em aeronaves. Desse modo, devem ter atenção concentrada durante a realização de procedimentos de detecção e prevenção de incêndios, proteção contra chuvas e neve e componentes elétricos, como sistemas de freios, trens de pouso e conjuntos de rodas.
Prestando serviços de manutenção em empresas de transporte aéreo e atividades correlatas.
Que tipo de atividades irá desempenhar
Esses profissionais trabalham em hangares e pistas de pouso. Fazem recondicionamentos e reparos em sistemas hidráulicos, pneumáticos, de combustão, de controle ambiental e de vôo. Na realidade, são os responsáveis pela manutenção preventiva e corretiva em aeronaves. Desse modo, devem ter atenção concentrada durante a realização de procedimentos de detecção e prevenção de incêndios, proteção contra chuvas e neve e componentes elétricos, como sistemas de freios, trens de pouso e conjuntos de rodas.
O que as empresas esperam de você
Que tenha acuidade visual e tátil, para manipular máquinas e equipamentos.
Que tenha visão espacial, para compreender elementos de desenhos, esquemas e diagramas.
Que demonstre precisão e autocontrole, pois muitas vezes terá que trabalhar sob pressão, exposto a ruídos intensos e posições desconfortáveis.
Qual a remuneração média inicial oferecida no mercado de trabalho
R$ 1.518,49
Como deve se preparar
Para ser um mecânico de manutenção aeronáutica é necessário fazer curso técnico em mecânica, porém com especialização em aeronaves. Vale destacar que, segundo a Lei Federal 9.394/96 – LDB, o aluno poderá cursar o ensino médio e, concomitantemente, fazer o curso técnico. Além do curso técnico, para exercer a profissão é necessário obter, inicialmente, o certificado de conhecimentos teóricos (CCT), por meio de exames, no Departamento de Aviação Civil (DAC). Os exames são realizados para as seguintes modalidades: grupo motopropulsor (GMP), célula (CEL), e aviônicos (AVI). Para conseguir o Certificado de Habilitação Técnica (CHT), são ainda necessários três anos de experiência em manutenção em empresas reconhecidas pelo DAC.
Conhecimentos enfatizados
Prepare-se para ter aulas de mecânica, eletroeletrônica, hidráulica e pneumática.
Estágios
Os estágios em empresas correspondem, no mínimo, a 10% da carga horária do curso técnico.
Daniel Lopes
André Silva