Web Design


O web design é uma extensão da prática do design, onde o foco do projeto é a criação de web sites e documentos disponíveis nos ambientes virtuais na rede internacional de computadores.
A preocupação fundamental do “web designer” é agregar os conceitos de usabilidade com o planejamento da interface, garantindo que o usuário final atinja seus objetivos de forma agradável e intuitiva.
Como todo trabalho de “design”, ele é um projeto, e necessita uma análise informacional, sendo assim, detectar corretamente o objetivo do projeto é essencial para um bom planejamento, de modo que as ações sejam tomadas de forma correta.De uma forma geral, embora usualmente possa parecer que a primeira impressão que se tem de um site é o visual, na verdade o visitante busca o conteúdo, por esse motivo o primeiro passo estratégico é definir bem todas as informações que o site terá.
Existe um leque enorme de programas usados pelos web designer. Para construção do código, por se tratar de apenas texto, esse trabalho pode ser feito em um simples bloco de notas, mas existem programas especificos para edição de código, como por exemplo o Dreamweaver que é o mais utilizado. E para a parte visual os programas mais utilizados são o Corel Draw e o Photoshop.


Felipe Escalhão
Renon Ribeiro